Main content

O livro virtual está disponível em espanhol, português, inglês e francês.


A Coordenadora das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica - COICA, parceira estratégica do programa Todos os Olhos na Amazônia, busca empreender um modelo de gestão no território amazônico que promova o envolvimento e a participação dos jovens e os conecte com sua cultura, língua, tradições e raízes, fortalecendo o processo de luta em defesa do território e da mãe natureza.

Nesse contexto, com o apoio do HIVOS, foi realizado o Encontro Virtual das Juventudes COICA, espaço em que se reuniram jovens dos 9 países da Bacia Amazônica, com o objetivo de promover a participação ativa da juventude da estrutura organizacional dos povos indígenas. Neste espaço, os jovens debateram, analisaram e compartilharam experiências em quatro eixos temáticos: 1) identidade e território, 2) saberes e saberes ancestrais, 3) educação intercultural e 4) juventude e políticas organizacionais.

A partir da troca de experiências geradas, cada uma das contribuições dos jovens indígenas participantes foi sistematizada e após um árduo trabalho de revisão, edição e tradução, foi gerado o Ebook "Encontro Virtual das Juventudes COICA" em espanhol, português, inglês e francês; que reúne os problemas, realidades, propostas e demandas expressas pelos jovens indígenas amazônicos.

O livro foi apresentado oficialmente em evento que aconteceu na quarta-feira, 28 de outubro deste ano, no qual participaram representantes de jovens dos 9 países amazônicos, Coordenação da COICA, Hivos e cooperadores internacionais.

Esse trabalho foi particularmente gratificante porque estávamos apenas começando a entender o que o "novo Normal" nos permitiria fazer. Nos encontramos com um grupo de atores flexíveis às circunstâncias, com clareza nos objetivos de longo prazo e como queriam fazer, com quem e para quê. Este livro é uma reflexão sobre o pensamento e a visão da juventude amazônica.

-Connie Espinoza, Coordenadora Equador Todos os Olhos na Amazônia

Com a apresentação deste documento, os jovens indígenas da bacia amazônica buscam consolidar os espaços de participação juvenil e convocar lideranças, políticos, organizações, aliados e Estados, para unificar esforços e concretizar seus sonhos e acima de tudo realizar ações que permitam a aplicação de políticas intergeracionais com relevância cultural, de acordo com as realidades territoriais.

O livro em suas diferentes versões pode ser acessado por meio dos seguintes links:

Espanhol | Inglês | Português | Francês


Para mais informação:

Nora Sánchez

Oficial de comunicações

Todos os Olhos na Amazônia