Main content

Covid-19

A pandemia do COVID-19 colocou em evidência como tudo e todos estão conectados. Racismo e desigualdade, violações de direitos territoriais e humanos, mudanças climáticas e doenças infecciosas estão ligados, portanto, não podemos enfrentar um, sem abordar o outro. O desmatamento em lugares tropicais, por exemplo, está ligado à saúde pública global: 70% das doenças infecciosas emergentes são originadas pela vida selvagem forçada a encontrar um novo lar, aproximando-os mais do que nunca dos seres humanos. É evidente que o meio ambiente e a saúde global estão interligados e que a conservação de florestas tropicais como a Amazônia é premente. 

Os povos indígenas e as comunidades locais da Amazônia compreendem as ligações entre a saúde do planeta e a saúde humana; eles são os guardiões da floresta, desempenhando um papel crucial em sua proteção. Não podemos lutar pelo nosso planeta, responder às pandemias globais, parar as mudanças climáticas, lutar pela própria sobrevivência da diversidade de espécies, pôr um fim à injustiça social, sem defender as pessoas, suas vozes e seus direitos.

Veja abaixo uma visão geral de todos os nossos artigos e recursos relacionados ao Covid-19 ou visite nossa mídia social para obter mais informações.