
Hivos publicou resultados de monitoramento de recursos para enfrentamento da pandemia na Amazônia legal
O relatório apresenta os resultados de cinco meses de análise (entre abril a agosto de 2020) da execução dos recursos extraordinários para enfrentamento da pandemia para povos indígenas, recebidos pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), executados através da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Também inclui o perfil de gastos a partir de recursos orçamentários ordinários realizados pelos 25 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) da região amazônica nesse período.

O documento traz mapas e gráficos interativos que auxiliam a compreensão do caminho dos recursos e sua distribuição nos estados da Amazônia Legal, além de apresentar o perfil e prioridade de gastos por parte dos órgãos monitorados.
Além disso, apresenta informações sobre a compra e distribuição de cestas básicas para povos indígenas da Amazônia, estratégia na qual se concentrou a maior parte dos valores empenhados, além de reportar o atraso na execução desta ação em várias regiões amazônicas.
Finalmente, o relatório traz uma avaliação qualitativa dos sistemas de transparência disponíveis, na perspectiva de governo aberto e do monitoramento e controle social dos gastos públicos como ferramentas indispensáveis à participação social em governos democráticos.